São Luís recebe Encontro Nacional dos Docentes de Universidades Estaduais e Municipais de todo o país entre 20 e 22 de outubro

Neste final de semana, o Sindicato Nacional dos professores das universidades promove seu XIX Encontro do Setor das Estaduais e Municipais (Iess/Imes) na capital maranhense, com o tema “Em defesa da educação pública: a luta pela recomposição salarial e orçamento nas universidades estaduais e municipais”. 

O Encontro promovido pelo Andes acontece na Faculdade de Arquitetura da UEMA, na Praia Grande, e tem o Sinduema como anfitrião, sindicato que está à frente da greve dos professores da UEMA e da UEMASUL, que se estende desde o dia 24 de agosto sem que o governo do estado tenha apresentado qualquer contraproposta efetiva à pauta de reivindicações dos professores, segundo o Sindicato. 

O Setor das Estaduais e Municipais é o fórum do Andes Sindicato Nacional que debate questões específicas relativas aos docentes das universidades públicas mantidas por governos estaduais e municipais, como é o caso da UEMA e da UEMASUL, mantidas pelo Governo do Estado. 

Segundo o professor Bruno Rogens, presidente do SINDUEMA, tanto a coincidência da realização do Encontro no Maranhão durante a greve, quanto o tema do Encontro, que reúne dois pontos da pauta de reivindicações do movimento nas universidades maranhenses (recomposições salarial e do orçamento das universidades) reforçam esta luta que, em última instância, é uma luta pela manutenção das próprias universidades e das carreiras docentes, para que as instituições sigam como peças fundamentais no desenvolvimento do Estado. 

Esta posição é reforçada pelo coordenador do setor da Iees/Imes do Andes, professor Alexandre Galvão Carvalho, para quem o encontro nacional é um importante espaço de acúmulo e discussões de temas e questões das universidades estaduais e municipais, cujo tema, que diz respeito à luta docente na UEMA e na UEMASUL, foi aprovado em um dos últimos fóruns nacionais da categoria docente. 

O Encontro tem início oficialmente às 16h, com ato dos professores das universidades estaduais e municipais de todo o país em apoio aos seus colegas da UEMA e da UEMASUL. A concentração será às 16h na Praça Pedro II, no Centro de São Luís. A mesa de abertura será às 18h, já na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UEMA.