SINDUEMA COBRA AO GOVERNO O REAJUSTE DOS DOCENTES APOSENTADOS

O SINDUEMA SS do ANDES SN, protocolou pedido de explicações aos secretários de Administração do Maranhão, Guilberth Marinho Garcês e à presidente do IPREV, Raysa Queiroz Maciel cobrando o reajuste dos aposentados das UEMA e UEMASUL. Foi verificado que o reajuste concedido a partir de janeiro de 2024, de 2,5% pelo Governo do Estado não foi repassado na gratificação por titulação aos aposentados da categoria dos docentes do ensino superior do estado.

É importante ressaltar que o reajuste deve ser replicado automaticamente aos inativos, de forma automática, pelo critério de paridade, o que não foi feito pelo governo do Maranhão. O vice-presidente Bruno Rogens e o professor aposentado Carlos Saturnino, ainda buscaram respostas sobre o ocorrido Pró-reitora de Gestão de Pessoas da UEMA em São Luís, porém segundo a própria pró-reitoria não tinham ciência da falta do repasse.

Para Bruno Rogens, a fala do reajuste nos contracheques dos aposentados não é uma surpresa. “Nós sabemos como os professores das UEMA e UEMASUL são tratados pelo executivo estadual há bastante tempo, então não é fácil de se surpreender com esse problema, mas vamos cobrar para que todos os aposentados recebam o que lhes é de direito.”

O professor Saturnino afirma que é um problema gravíssimo à categoria. “Todos lutamos muito por esse reajuste, mas para nós que já estamos aposentados, faz mais falta ainda, pois os aposentados possuem muitos gastos com saúde, como consultas e medicamentos. É inadmissível uma falha dessa”. O SINDUEMA permanece atento para que os direitos de todos os docentes das universidades estaduais sejam respeitados e continuará cobrando do governo sempre que um desrespeito for cometido à categoria.