NOTA DE PESAR

O Professor Joaquim Teixeira Lopes foi uma figura ímpar na história da UEMA e da luta sindical no Maranhão. Dedicou boa parte da sua vida à transformação do mundo, sua utopia concreta.
Durante sua trajetória na Universidade Estadual do Maranhão, seja no movimento do qual foi fundador – o Autonomia e Luta- seja na luta dos servidores administrativos por meio do SINTUEMA, se destacou não apenas pelo compromisso com o ensino, pesquisa e extensão, mas também por sua incansável militância em prol dos direitos dos docentes e da educação pública de qualidade. Um dos momentos mais memoráveis de sua carreira foi a condução da histórica greve dos professores da UEMA em 2006, um movimento que, sob sua liderança determinada e estratégica, alcançou importantes conquistas para a categoria. A greve liderada por Joaquim Teixeira Lopes foi um marco de resistência porque trouxe dignidade salarial aos professores da UEMA.

O seu legado é imenso e sua ausência física será compensada pelo que efetivamente construiu em prol da educação pública em nosso estado. É assim que ele será lembrado por todos os colegas, alunos e amigos que tiveram o privilégio de conviver e aprender com ele. Joaquim Teixeira Lopes deixa um exemplo de coragem, ética e dedicação que continuará a inspirar as futuras gerações de professores e sindicalistas nas lutas do nosso tempo. Era um revolucionário e, portanto, criativo porque combinava sofisticação intelectual e simplicidade pessoal no engajamento político. O Sindicato dos professores da Universidade Estadual do Maranhão e Uema Sul – SINDUEMA expressa as suas sinceras condolências à
família, amigos e todos que compartilhavam do convívio e dos ideais do Professor Joaquim Teixeira Lopes. Neste momento de luto nos solidarizamos com todos que sentirão sua falta, mas que manterão viva a memória de sua inestimável contribuição para a nossa universidade e para a luta sempre renovada em prol de uma educação pública e de qualidade.

Descanse em paz, Professor Joaquim Teixeira Lopes (o nosso Juca). Sua luta e seu legado
permanecerão entre nós e na história da Universidade Estadual do Maranhão

São Luís, 23 de Maio de 2024
DIRETORIA DO SINDUEMA