A diretoria do SINDUEMA Ssind do ANDES SN, em nome dos professores e professoras da UEMA e da UEMASUL, vem à público manifestar seu apoio e solidariedade ao movimento paredista deflagrado pelos companheiros professores e professoras da UESPI em greve por recomposição salarial e melhores condições de trabalho. Sabemos o quanto são importantes essas declarações públicas de apoio em momentos extremos e difíceis com uma greve e nesse sentido consignamos apoio incondicional aos companheiros do Piauí!
Nesse sentido repudiamos veementemente a decisão autoritária, arbitrária e ilegal do governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) em cortar o ponto e o salários de 46 professores ligados à diretoria da ADCESP que demonstra a perseguição política e sindical contra a liderança de professores que lutam em defesa da educação superior pública neste Estado. É um absurdo que tal perguição seja cometida por um governador de Estado filiado ao Partidos dos Trabalhadores que se forjou como partido diretamente vinculado ao surgimento do chamado novo sindicalismo no ABC paulista no final da década de 70 e início dos 80, e que tem como grande expoente desse processo o atual Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva.
Orientamos os professores da UEMA em Caxias e Timon à, na medida do possível, se fazer presente às mobilizações e atos de greve em Teresina apresentando a nossa solidariedade e apoio à luta dos bravos companheiros em luta por direitos, salários e em defesa das universidades estaduais.